Com o objetivo de abrir seu próprio negócio na área de construção civil, Chico consultou o Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – do Rio de Janeiro. Durante a programação da Startup Weekend em Cabo Frio, em maio de 2015, apoiado pelo programa de empreendedorismo da instituição, ele teve a ideia de contribuir para a vida das pessoas com a ajuda da tecnologia e criou o conceito do Livrit.
Através da interação com a comunidade, esse aplicativo para dispositivos móveis vai fornecer mapeamento atualizado das condições de acessibilidade das calçadas de uma determinada região. São os próprios usuários que vão atualizar e adicionar novas informações, contribuindo para a construção de uma cidade mais humana, inteligente e acessível.
Desafio Cisco de Inovação Urbana
A Livrit é uma das cinco startups vencedoras do Desafio Cisco de Inovação Urbana, programa que visa selecionar empresas que ofereçam soluções inovadoras e inteligentes que estejam comprometidas a melhorar a qualidade de vida na cidade do Rio de Janeiro.
Essas startups foram selecionadas entre 15 finalistas e estão participando de um programa de aceleração profissional apoiado pelo Centro de Inovação da Cisco, no Rio de Janeiro. O objetivo é que as cinco soluções sejam implementadas no Porto Maravilha nos próximos meses.
“O objetivo do Desafio foi incentivar o ecossistema de inovação e o desenvolvimento de aplicações de software digital em cima da plataforma urbana conectada que a Cisco está implementando no Porto Maravilha. O que os finalistas do Desafio Cisco nos mostraram foram propostas que procuram formas diferentes, criativas e inovadoras de resolver problemas do cotidiano de cidades grandes, como a mobilidade, a gestão de serviços públicos, a melhoria dos transportes públicos e das telecomunicações”, afirma Nina Lualdi, diretora sênior de Inovação para América Latina da Cisco.
O Desafio faz parte da iniciativa da Cisco de Inovação Urbana no Porto Maravilha, um dos projetos da empresa para contribuir para a construção de um legado duradouro para a transformação da cidade do Rio de Janeiro. Através de ações dos setores público e privado, o Porto Maravilha será um modelo de bairro inteligente, com zonas residencial e comercial, rede de transporte público e infraestrutura de telecomunicações eficientes.
A visão da Cisco, alinhada com a Prefeitura do Rio de Janeiro, é tornar a área do Porto Maravilha um exemplo único de um “Bairro Mais Inteligente e Mais Humano”, através de uma plataforma interligada e serviços inteligentes. Assim, cidadãos e visitantes poderão se conectar não somente entre si, mas também com a cidade e com o Governo.