Foi criado na França, por Bernard Redondo, em 1974. O termo vem da combinação de duas palavras: isometria (exercício onde há a contração muscular sem movimento) e stretching (termo em inglês que significa alongamento).
O método consiste em trabalhar ao mesmo tempo o fortalecimento isométrico, o alongamento, o auto-crescimento, a respiração, e também o posicionamento ideal entre quadril e coluna vertebral. Estimula a coordenação e a percepção corporal, melhora a postura, atuando na prevenção e no tratamento das alterações osteomusculares.
São exercícios que agem sobre o posicionamento do corpo em geral, levando em consideração a postura e estimulando o auto-crescimento para atingir a musculatura profunda. Melhora a flexibilidade muscular e a mobilidade articular, bem como o controle respiratório e a concentração.
Todos os exercícios são realizados em expiração longa e profunda para melhorar a mobilidade do diafragma, ritmar o tempo do exercício e controlar a contração abdominal.
As diversas posturas possibilitam o trabalho de todos os grupos musculares. Como não tem impacto, não causam lesões musculares e o grau de dificuldade dos exercícios é intensificado conforme a evolução do paciente, sendo recomendado para todas as idades.